TEXTOS
TEXTO CURATORIAL
SE EU PUDESSE TOCAR MEUS PENSAMENTOS
A exposição do Duo Atthie visa explorar as confluências poéticas e as dinâmicas entre arte, formas de experimentações táteis e visuais, e os Pensamentos que nos permeiam todo o tempo, especialmente os que nos surpreendem, que nos fazem encantar e não estão no dominio do previsto. Entre conscientes e inconscientes, temos em media 50 Pensamentos por minuto, 3.000 por hora e 70.000 por dia. Nesta série, o duo de artistas celebra a arte interativa e inspira reflexões sobre o papel da arte em nosso cotidiano.
Utilizando como foco principal a produção em cerâmica, o duo objetiva materializar os Pensamentos, de forma poética e ludica. O conjunto de obras nasce da ideia da criação, de forma livre e fluida, como são nossos Pensamentos. Eles simplesmente se expandem, não buscam por permissão. Com uma força que não pode ser detida, encontram seus caminhos e alçam voo.
A maioria das obras é interativa e busca ativar sensonalmente a percepção do espectador. Ao interagir com as obras, cada um as manuseia conforme seus próprios Pensamentos. O processo criativo, então, se torna uma extensão de seu estado emocional, permitindo-lhe transformar algo abstrato e intangível em uma obra única. A emoção é o impulso que dá vida à obra, que a torna capaz de conectar-se com o indivíduo em um nível mais profundo, transcendendo o objeto físico.
Aproximações com artistas como Lyga Clark são inevitáveis, cuja primeira deia da participação do espectador com a obra foram os objetos tridimensionais "Bichos", até chegar aos "Objetos Relacionais", onde explorava as intersecções entre arte, consciente e inconsciente.
Muitas vezes buscamos entender a obra em sua forma física, sua técnica. suas cores e texturas. No entanto, Duchamp nos lembra que a essência da arte vai alem de sua aparência externa. A verdadeira magia da arte reside na interação entre a obra e o espectador. É na atenção e no olhar que lançamos: sobre a arte que ela ganha vida e significado. Quando somos convidados a interagir com uma obra, não estamos apenas nos conectando com a visão e a intenção das artistas. Estamos abrindo espaço dentro de nós para interpretar nossos Pensamentos. A arte se torna um espelho da nossa própria consciência, refletindo nossos sentimentos e questionamentos
Cada indivíduo traz sua própria história, emoções e experiências. Ao contemplar uma obra, cra-se um dialogo único e pessoal, mas ao tocá-la e recriar suas formas e cores, conforme seus Pensamentos, se estabelece uma conexão profunda.
Com as obras do Duo Atthie, objetos relacionais que celebram com sensibilidade os Pensamentos, podemos, ao manipulá-las, tanto dar vida a estes Pensamentos, como eternizar aqueles que ficam apenas na memória.
ADRIANA REDE - CURADORA
TEXTO POÉTICO 
TODO GÊNESIS
No início, uma ebulição, um tremor, algo indefinido que, ainda, não permite traçar contornos na nebulosa do tempo. Alguém contempla com curiosidade: observa expectante e permanece em alerta, perturbado pela instabilidade da neblina que não permite ver.
 
Tudo é caos e confusão, mas a intuição lhe diz que algo está por vir, que deve se deixar despentear pelo vento que desorganiza o acúmulo de roteiros empilhados nos recantos de antigos hábitos. Sete dias não serão suficientes, como diz o Livro, para que as luzes e as sombras encontrem seus lugares ou para amassar a argila que molda as formas daquilo que nascerá outro dia. Primeiro, será necessário travar algumas batalhas invisíveis, que deixarão cicatrizes suficientes para o esquecimento lembrar que tudo tem seu momento preciso. Uma voz sonha alto e pronuncia traços simples para que o desenho comece a despertar. A ela se juntam outras vozes que, no seu murmúrio coletivo, se alinham, separam e voltam a se encontrar, criando um repertório de imagens. São esboços alados que se convocam e se dispersam num movimento incessante. O observador fica preso na sintonia dessa trama hipnótica e começa a se balançar de um lado para outro, seguindo sua cadência. Com o impulso preciso de um pássaro, uma das vozes se eleva acima das outras e as orienta para traçar linhas em uma determinada direção. E o observador também a segue. Assim, como as figuras no voo surpreendente dos estorninhos, o pensamento emerge e a ideia cresce até que, finalmente, as mãos na argila conseguem traduzir aquela dança infinita de vozes e traços em pequenas formas maleáveis ​​e inquietas e se oferecem para iniciar outros voos. Dessa dança extraordinária nasceu (a obra) Pensamentos.
 
*Com o sentido bíblico de origem, princípio, nascimento, criação.
SILVIA K. LÓPEZ - ESCRITORA